Dicas para uma Páscoa mais saudável!

A Páscoa está chegando e, junto com ela, cestinhas e mais cestinhas de chocolates e guloseimas.

Para comemorar essa data tão especial de uma forma bem saudável e repleta de sorrisos em família, vamos conversar sobre algumas dicas de saúde bucal?

 

Vou te dar 3 dicas super legais e muito importantes:

 

1- Crianças menores de 2 anos de idade não podem consumir açúcares!

De acordo com o Ministério da Saúde e órgãos internacionais que regulamentam a saúde das crianças, açúcar é proibido até os 2 anos de idade. E não é só para evitar a doença cárie. As principais doenças da vida adulta, como obesidade e diabetes, têm como fator de risco o açúcar. Portanto, quanto mais adiarmos a introdução do açúcar, melhor para a saúde dos nossos pequenos de forma geral.

Sendo assim, pensa em alternativas divertidas se tu tens pequenos menores de 2 anos em casa. Como um coelhinho de pelúcia, um café na cama dos papais na manhã de domingo, panquecas de cenoura, assistir um filme de coelhinho, fazer maquiagens de coelhinhos em toda família e tantas outras opções que não envolvem chocolates mas tenho certeza que ficarão gravadas na memórias de toda a família.

 

2- Não é porque tem mais de 2 anos que pode comer todo o chocolate do mundo!

As crianças maiores de 2 anos de idade podem consumir açúcar, mas isso não significa que estão liberadas para comer o quanto quiserem, afinal de contas o açúcar é o vilão de muitas doenças, lembras?

Desta forma, combina com os familiares e diminuam a quantidade de ovos e chocolates que cada um vai dar. Garante que os desejos do teu pequeno serão atendidos, mas sem exageros (até mesmo financeiro). Pensar que os chocolates da Páscoa não podem existir no mês de maio é uma boa ideia. E as dicas de comemorar a Páscoa com outras atitudes que vão além do chocolate segue valendo para os maiores também.

 

3- Estabelece horário para comer as guloseimas e escova os dentes depois!

É preciso controlar a ingestão de todo o açúcar que vem junto desse momento, escolhendo os horários para comer o chocolate. Uma boa opção é definir que após o almoço ou janta toda a família vai compartilhar dos presentes do Coelhinho juntos, assim outros valores são trabalhados, como saber dividir, por exemplo. Além disso, após as refeições principais sempre deve haver uma boa escovação com pasta com flúor, minimizando assim, os danos que os doces causam aos dentes.

 

Vou aproveitar e dar umas dicas bônus para pensares com carinho:

- A lista de ingredientes dos ovos de chocolate, por exemplo, apresenta os itens em ordem decrescente. Se o açúcar estiver logo no início da lista, fica de olho: esse é um sinal de alerta para seu excesso.

- Confere se aparecem muitos aditivos como aromatizantes, corantes, emulsificantes e conservantes.

- Compra ovos artesanais, dá preferência para ovos de Páscoa feitos por pessoas da tua confiança.

- Prepara os doces da Páscoa em casa, esse é um ótimo exercício para a  família.

 

Aqui em casa tenho um pequeno de 2 anos e 8 meses que ainda não conhece chocolate e nossas Páscoas até agora foram muito divertidas. Escrevi esse texto com muito carinho e desejando o mesmo que desejo para a minha família.

 

Espero que tenhas gostado das dicas e que tenhas uma Páscoa mais saudável e feliz!

 

Gabriela Pinto, Odontopediatra

Instagram: @gabiodontopediatra

Contato: (53) 99933-8880

Mais blog